segunda-feira, 8 de abril de 2013

Adolescência saudável



Prevenção: Até os 20 anos, jovens podem se consultar com um pediatra ou com um hebiatra para tratar qualquer tipo de doença. Atendimento direcionado ao adolescente pode ajudá-lo durante esta fase da vida.

Quando se é adolescente, até mesmo uma consulta medica pode ser um problema: ao mesmo tempo que o jovem se acha "velho demais" para ir ao pediatra, ele também pode não se identificar com a linguagem usada por um clínico geral. E ao contrário do que muitos imaginam , uma consulta com o clínico no pronto-socorro nem sempre é a melhor opção. De acordo com a sociedade brasileira de pediatria, até os 20 anos, o jovem ainda é considerado um adolescente e deve se consultar com um pediatra ou hebiatra. Segundo os especialistas , o ideal de consultas é de uma a cada quatro ou seis meses, e não apenas no caso de alguma doença. Se o paciente tiver algum problema, a freqüência muda e é importante que seja de um a dois meses. 
Todos pensam que a presença dos é sempre obrigatória em uma consulta, o que não é. Claro que é melhor que seja com a presença dos responsáveis, mas claro que tem sempre aquele adolescente que prefere ter sua privacidade (pais, vocês devem respeitar isso, hahahah). Importante também é ter uma pediatra (ou hebiatra) de confiança, no caso de privacidade, você deve confiar que ela jamais revele pra alguém (principalmente pros pais) o que acontece dentro do consultório. Ir ao pediatra não é motivo de vergonha. Não se cuidar, sim, é motivo de vergonha. 

Curiosidade: Hebiatria é uma palavra de origem grega que significa medicina da juventude


E vocês, já se consultaram com um pediatra (ou hebiatra) alguma vez? Caso não tenha, ainda dá tempo. ;)
Beijo, Rakel. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário